26/03/2013

Material Sólido mais leve do Mundo

26/03/2013 às 13:23:00

Esponja de Grafeno torna-se material sólido mais leve do mundo

Imagine um material sólido que, de tão leve, pode ser sustentado em cima de pétalas de flor. Bem, não precisa imaginar muito, pois a foto está aí em cima. E sim, estamos falando do grafeno, o material que promete revolucionar muitas áreas da indústria.

 O que é o Grafeno?
  O grafeno é o material mais forte já demonstrado, consistindo em uma folha planar de átomos de carbono densamente compactados em uma grade de duas dimensões. É um ingrediente para materiais de grafite de outras dimensões, como fulerenos 0D, nanotubos 1D ou grafite 3D.

Grafeno: como uma rede de arame onde os pontos são átomos de carbono.

A equipe que desenvolveu essa esponja foi uma equipe de cientistas da Universidade de Zhejian, na China. A espuma é baseada em nanotubos de carbono liofilizados e lâminas de óxido de grafeno.

O invento está sendo chamado de aerogel de grafeno e é o material sólido mais leve do mundo, pesando apenas 0,16 miligrama por centímetro cúbico – apenas duas vezes a densidade do hidrogênio (o mais simples dos elementos) –, e menos denso do que o hélio.

Absorve 900 vezes o seu peso.

O antigo material mais leve do mundo era o aerografito, apenas 0,2 miligrama mais pesado. Tecnicamente, o “aerogel de grafeno” é uma espuma baseada em diversas lâminas de óxido de grafeno e uma solução de nanotubos de carbono congelados a seco. Durante a criação, o oxigênio é removido em um processo químico.

A imagem nos permite comprovar que as amostras criadas têm certas irregularidades, mas isso não altera o fato de que sua densidade coloca a espuma em primeiro lugar entre os materiais mais leves feitos pelo homem.

Como já foi dito, o material pode absorver 900 vezes o seu peso em óleo, tornando-se potencialmente indispensável como uma esponja de limpeza. O uso do “aerogel de grafeno” seria muito útil na remoção de um grande vazamento, por exemplo, evitando danos ao meio ambiente.

Fonte: TecMundo
Lucas

Tem vinte e um anos de idade e é o idealizador e designer do Química Suprema. É entusiasta na área de Divulgação Científica com ênfase nas Ciências Químicas e Farmacêuticas. Possui noções de linguagens de programação, e entende de Design Gráfico e manuseio de programas de edição. Em 2013 cursou Licenciatura em Química e em 2014 resolveu trocar para o curso de Farmácia. Estuda na UFF.


COMENTÁRIOS :

 
Mostrar/Ocultar