27/08/2013

Cientistas afirmam confirmar a existência do Ununpêntio

27/08/2013 às 23:35:00

Elemento ocupa o lugar 115 da Tabela Periódica e possui o nome provisório de Ununpentium (Ununpêntio)

Pesquisadores da Universidade de Lund (Suécia) afirmaram hoje (terça-feira dia 27) que sua descoberta corrobora alegações de 10 anos atrás, feitas por grupos russos e americanos, que não foram provadas até agora.

Os cientistas suecos dizem que conduziram experimentos que lhes permitiram detectar a "impressão digital" de um elemento de curta duração, porém super-pesado, que foi apelidado provisoriamente de Ununpentium. O nome, que se refere ao lugar 115 do elemento na Tabela Periódica, é apenas provisório.

  • Mais informações:
O elemento é altamente radioativo e existe por menos de um segundo antes de decair em átomos mais leves, diz a BBC. A pesquisa foi publicada na revista científica "Physical Review Letters".
O átomo de número 115 foi proposto inicialmente por cientistas russos, em 2004. Sua existência ainda precisa ser oficialmente confirmada por órgãos oficiais que fazem medições de química e física. O potencial novo elemento será analisado por um comitê formado por integrantes da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e da União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap).

O comitê vai decidir se acolhe a existência do novo elemento químico ou se mais experimentos são necessários antes da confirmação. A Iupac ainda não incluiu o novo elemento químico na tabela periódica oficial mantida em seu site.

Fonte: Último SegundoG1 e ScienceDaily.
Lucas

Tem vinte e um anos de idade e é o idealizador e designer do Química Suprema. É entusiasta na área de Divulgação Científica com ênfase nas Ciências Químicas e Farmacêuticas. Possui noções de linguagens de programação, e entende de Design Gráfico e manuseio de programas de edição. Em 2013 cursou Licenciatura em Química e em 2014 resolveu trocar para o curso de Farmácia. Estuda na UFF.


COMENTÁRIOS :

 
Mostrar/Ocultar