Imagine um tubo gigante com uma enorme chama brilhante e azul que se extingue em um piscar de olhos enquanto produz um som parecido com um latido de um cachorro. Surreal, né?
Tudo o que é necessário para fazer este experimento é de um tubo de ensaio gigante (como na foto); provetas de tamanho médio e grande também podem ser usadas. Assim que o recipiente for escolhido ele deve ser preenchido com óxido nitroso (N2O, também conhecido como gás hilariante) e dissulfeto de carbono (CS2, líquido incolor e volátil). No topo deve ser colocado um papel a fim de ajudar no aprisionamento das substâncias. Assim que o papel for queimado com um objeto LONGO, a combustão do sistema é o resultado que pode ser visto no vídeo abaixo (ative a legenda em português).
A reação que ocorre no tubo do vídeo acima é a seguinte:
3 N2O (g) + CS2 (l) → 3 N2 (g) + CO (g) + SO2 (g) + 1/8 S8 (g) *CO2 também pode ser formado
Os produtos da reação do óxido nitroso e do dissulfeto de carbono são então incendiados e a chama aparece azul devido ao espectro de um desses elementos, o enxofre (no vídeo abaixo, o espectro é melhor demonstrado). O "latido" é produzido devido às ondas de choque enviadas para o fundo do tubo (que faz a chama subir e descer), "criando" o som que é moldado pelo formato do recipiente.
Já no vídeo abaixo, temos o mesmo efeito demonstrado em provetas de tamanho médio e grande.
Na demonstração, o professor coloca um pouco solução de P4 (fósforo sólido) em um papel de filtro que se encontra em cima do recipiente com as mesmas substâncias mencionadas no vídeo anterior. O fósforo não está necessariamente dissolvido na solução, e sim, suspenso em dissulfeto de carbono que irá evaporar e expor o fósforo ao ar. Por ser extremamente reativo na presença de oxigênio, é uma questão de tempo até o papel pegar fogo e dar início automático ao the barking dog.
COMENTÁRIOS :