06/09/2013

Fulminato de Mercúrio e Breaking Bad

06/09/2013 às 13:45:00

Grande parte dos leitores deste blog deve conhecer a série Breaking Bad da AMC, não é? Se não, um breve resumo se encontra abaixo.

SINOPSE
Breaking Bad (em Portugal intitulada Ruptura Total) é uma série de televisão dramática estadunidense criada e produzida por Vince Gilligan. O programa estreou em 20 de janeiro de 2008, e completou sua primeira temporada de sete episódios em 9 de março de 2008.

A história de Breaking Bad se passa em Albuquerque, Novo México (onde também é produzida), e gira em torno de Walter White (Bryan Cranston), um professor de química do ensino secundário/médio pouco apreciado com um filho adolescente que sofre de paralisia cerebral (RJ Mitte) e uma esposa grávida, Skyler (Anna Gunn). Quando o já tenso White é diagnosticado com câncer de pulmão, ele sofre um colapso e abraça uma vida de crimes, produzindo e vendendo metanfetaminas com o seu ex-aluno Jesse Pinkman (Aaron Paul) com o objectivo de assegurar o futuro financeiro de sua família em caso da sua morte.

Breaking Bad recebeu ampla aclamação pela crítica, particularmente pelo seu roteiro e pela atuação de Cranston na série. Ganhou dois Prêmios Emmy pela primeira temporada além de vários outros prêmios e nomeações.

A quinta e última temporada (ainda em andamento) estreou nos EUA a 15 de Julho de 2012.

ALERTA DE SPOILER!
Agora podemos ir até onde queremos de verdade. No episódio 6 da primeira temporada (Crazy Handful of Nothin') de Breaking Bad, Walter White tenta fazer seu primeiro negócio com um homem perigoso, Tuco Salamanca. Antes disso, Jesse Pinkman havia tentado conversar com esse mesmo homem, mas foi espancado e sua mercadoria foi roubada.

Tentando solucionar a questão da perda de sua metanfetamina, Walter preparou um pequeno truque de química e foi ao encontro de Tuco. Levou consigo um pacote do que aparentava ser mais metanfetamina, mas era um pacote de fulminato de mercúrio.

DETALHES SOBRE A SUBSTÂNCIA
Fulminato de mercúrio (II), vulgarmente designado por fulminato de mercúrio é um composto químico de fórmula Hg(CNO)2, e um explosivo primário, muito sensível à fricção (atrito) e ao impacto. Utilizado sobretudo como iniciador de outros explosivos em detonadores e espoletas.

O cianato de mercúrio (II), apesar de possuir a mesma fórmula química apresenta um arranjo diferente dos seus átomos, os íons cianato e fulminato são isómeros.

O dito potencial do fulminato de mercúrio é demonstrado então por Walter no vídeo abaixo. Mas como o composto é utilizado como explosivo primário para iniciar outros explosivos, acredito que talvez a reação tenha sido exagerada.

ALERTA DE SPOILER!


De qualquer forma, se você ainda não começou a ver a série, disponibilizei abaixo um vídeo comum de demonstração do efeito explosivo do composto.

Lucas

Tem vinte e um anos de idade e é o idealizador e designer do Química Suprema. É entusiasta na área de Divulgação Científica com ênfase nas Ciências Químicas e Farmacêuticas. Possui noções de linguagens de programação, e entende de Design Gráfico e manuseio de programas de edição. Em 2013 cursou Licenciatura em Química e em 2014 resolveu trocar para o curso de Farmácia. Estuda na UFF.


COMENTÁRIOS :

 
Mostrar/Ocultar