17/10/2013

Como limpar moedas de 5 centavos

17/10/2013 às 12:36:00

Hoje tô trazendo aqui no site um pouco de "Química de cozinha". Isso mesmo, essa experiência é muito fácil de fazer e os ingredientes são encontrados em qualquer cozinha de qualquer pessoa. Eu mesmo já fiz (foto acima).

Tudo que você precisa é de vinagre (aquele transparente é o mais legal porque te dá a opção de jogar a moeda e ver a sujeira desaparecer, mas você também pode utilizar o vinagre vermelho) e de sal. Faça uma solução saturada dos dois, misture e comece a limpar suas moedas. Abaixo encontram-se dois vídeos sobre a experiência.


Como ele explica, o ácido acético (vinagre) e o cloreto de sódio (sal) reagem com os óxidos e os sulfetos de cobre que formam a película de sujeira que cobre a moeda. Essa reação revela o cobre verdadeiro que estava escondido.

Mas tenha cuidado, lave suas moedas depois da experiência. Se você mergulhá-las na solução e deixá-las reagindo com o ar, uma camada verde nojenta se forma na moeda. É fácil tirar, mas você não vai querer mais trabalho, a menos que queira ver do que eu tô falando.

Lucas

Tem vinte e um anos de idade e é o idealizador e designer do Química Suprema. É entusiasta na área de Divulgação Científica com ênfase nas Ciências Químicas e Farmacêuticas. Possui noções de linguagens de programação, e entende de Design Gráfico e manuseio de programas de edição. Em 2013 cursou Licenciatura em Química e em 2014 resolveu trocar para o curso de Farmácia. Estuda na UFF.


COMENTÁRIOS :

 
Mostrar/Ocultar