24/11/2013

Alcatrão obtido de 400 Cigarros

24/11/2013 às 00:33:00
O alcatrão é uma mistura de substâncias betuminosas, espessa, escura e de forte odor, que se obtém da destilação de certas matérias orgânicas, principalmente de carvão, ossos e de algumas madeiras resinosas.

À semelhança de um derivado do carvão do qual retirou o seu nome, o alcatrão é uma substância que se encontra presente no fumo do tabaco. O alcatrão é um resíduo negro e viscoso composto por centenas de substâncias químicas, algumas das quais são consideradas carcinogénicas ou classificadas como resíduos tóxicos. Entre as substâncias que se podem encontrar no alcatrão do tabaco, incluem-se hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, aminas aromáticas e compostos inorgânicos. Numa primeira instância, o alcatrão provoca a obstrução dos pulmões e perturbações respiratórias e, assim, à semelhança de outros componentes do cigarro, é responsável pela sua toxicidade, provocando a dependência do tabaco e várias doenças associadas ao seu consumo, como por exemplo cancer de pulmão e enfisema pulmonar.

Em Portugal, a palavra alcatrão também é usada como sinónimo de asfalto.

Tendo lido toda essa explicação, vamos ao experimento que foi upado ao YouTube. O experimento consiste na extração do alcatrão do tabaco, na qual o processo foi baseado no jeito natural de fumar (pra isso foi utilizada uma máquina de aspirar). O processo libera vários tipos de substâncias perigosas, portanto, não tente fazer o mesmo em casa e/ou em um local fechado.

Observação: Para entender totalmente o processo, é necessário saber um pouco de inglês.

Lucas

Tem vinte e um anos de idade e é o idealizador e designer do Química Suprema. É entusiasta na área de Divulgação Científica com ênfase nas Ciências Químicas e Farmacêuticas. Possui noções de linguagens de programação, e entende de Design Gráfico e manuseio de programas de edição. Em 2013 cursou Licenciatura em Química e em 2014 resolveu trocar para o curso de Farmácia. Estuda na UFF.


COMENTÁRIOS :

 
Mostrar/Ocultar