17/11/2013

O que é a Química?

17/11/2013 às 14:52:00

A origem da palavra:
A palavra "química" surgiu na língua portuguesa no século XVIII, derivada do latim chimica. A origem do termo é incerta, sendo ainda alvo de intensos debates. Costuma-se associá-la a palavra grega khymeía, que significa "mistura de substâncias líquidas"; ou ao grego khêmía, que significa "magia negra"; ou ao egípcio kêm, que significa "negro".

Já a palavra "alquimia" (a antecessora da química) parece ter origem na expressão árabe al-Khen (الكيمياء ou الخيمياء de raiz coreana, alkimya), que significa "A Química". Algumas pessoas acham que está relacionado com o vocábulo grego chymba, que se relaciona com a fundição de mercúrio.

A passagem da alquimia para a Química:
Há muitas histórias anunciando a estreita passagem da alquimia para a química, entre meados dos anos 1600 e finais dos 1700. As marcas dessa estreita passagem são, em geral, colocadas entre o Químico céptico (The Sceptical Chymist) de R. Boyle, que teria dado inicio à química moderna em 1661, e o “gran finale” de A. Lavoisier em seu Tratado elementar de química, em 1789.

Mas, nesse pouco mais de um século, como distinguir o alquimista do químico, igualmente envolvidos pela quietude cheia de fumos do laboratório; ao pé da fornalha por dias, meses e anos? Talvez porque os dois tenham sido um só e o mesmo, existe uma história, bem menos conhecida e com duração bem mais longa, que parece contar de forma mais suave e coerente como se deu essa passagem.

Clique aqui para continuar a ler essa história.

O que é a Química e o que ela estuda?
Como Walter White diz no vídeo abaixo, a Química é a ciência que se dedica ao estudo da matéria, levando em conta a sua composição, as reações e as transformações.


Esse vídeo do Elesapiens ilustra muito bem o que é a Química:


Quais são os ramos da Química?
A Química se divide basicamente em 7 áreas, que são:

1. A Bioquímica (Química Biológica): 
Estuda os processos, reações e interações químicas nos organismos vivos.

2. A Físico-Química (Química Física): 
Disciplina que combina as ciências de Física e Química para estudar as propriedades físicas e químicas da matéria. Engloba outras disciplinas importantes como a cinética química, a mecânica quântica, a espectroscopia e a eletroquímica, a termodinâmica química e a termoquímica.

3. A Química analítica: 
Ramo da Química que analisa amostras de material para identificação da composição química e estrutura.

4. A Química mineral: 
Ramo da Química que estuda os metais e suas combinações.

5. A Química orgânica:
Ramo da Química que compreende o estudo de todos os compostos do carbono, analisando a estrutura, as propriedades, a composição e as reações químicas.

6. A Química inorgânica:
Ramo da Química que estuda as propriedades e as reações dos compostos inorgânicos - ácido, bases, sais e óxidos.

7. A Química nuclear (Radioatividade):
Estuda os fenômenos materiais e energéticos que acontecem no núcleo dos átomos.

O que é um Químico?
Um Químico é o profissional formado no curso de Química. Sua área de atuação está concentrada na investigação de substâncias e compostos, e na criação e desenvolvimento de novos materiais e produtos químicos em laboratórios.

Fontes: Significados.com.br, Alquimia - Wikipédia, Química - Wikipédia e ComCiência.br.
Lucas

Tem vinte e um anos de idade e é o idealizador e designer do Química Suprema. É entusiasta na área de Divulgação Científica com ênfase nas Ciências Químicas e Farmacêuticas. Possui noções de linguagens de programação, e entende de Design Gráfico e manuseio de programas de edição. Em 2013 cursou Licenciatura em Química e em 2014 resolveu trocar para o curso de Farmácia. Estuda na UFF.


COMENTÁRIOS :

 
Mostrar/Ocultar