07/12/2013

Isomeria Óptica sem carbono assimétrico

07/12/2013 às 17:20:00

Os compostos que apresentam fórmula espacial assimétricas possuem isomeria óptica. Os compostos que apresentam carbono assimétrico também possuem isomeria óptica, entretanto, existem casos de isomeria óptica sem que haja carbono assimétrico (carbono ligado a 4 grupos diferentes).

Estrutura do 1,2-propadieno.
Aleno
Um aleno (representado em 3D na primeira foto desta publicação) é um hidrocarboneto no qual um átomo de carbono se liga mediante um ligação dupla com outros dois átomos de carbono. Aleno é além disso o nome comum para o composto original desta série, 1,2-propadieno.

No caso do aleno, os orbitais p são perpendiculares, quando resultam em duas ligações pi de planos perpendiculares. Se os átomos de hidrogênio do carbono 1 estiverem no plano horizontal, os átomos de hidrogênio do carbono 3 estarão no plano vertical, ou seja, a molécula aparece como tridimensional.

Derivados do Aleno
Os derivados do aleno possuem a seguinte fórmula geral:


Se R1 ≠ R2 e R3 ≠ R4, a molécula não possuirá plano de simetria, ou seja, será assimétrica. O composto apresentará isomeria óptica.

Vejamos:

Dextrógiro: possui a característica de fazer girar o plano da luz polarizada para a direita.
Levógiro: possui a característica de fazer girar o plano da luz polarizada para a esquerda.

Fonte: Colégio Web
Lucas

Tem vinte e um anos de idade e é o idealizador e designer do Química Suprema. É entusiasta na área de Divulgação Científica com ênfase nas Ciências Químicas e Farmacêuticas. Possui noções de linguagens de programação, e entende de Design Gráfico e manuseio de programas de edição. Em 2013 cursou Licenciatura em Química e em 2014 resolveu trocar para o curso de Farmácia. Estuda na UFF.


COMENTÁRIOS :

 
Mostrar/Ocultar