06/12/2013

Ladrões de material radioativo abandonam carga e devem morrer em breve

06/12/2013 às 23:40:00

O mundo inteiro ficou em alerta na última quarta-feira (4) com a notícia de que uma carga de material radioativo foi roubada no México e poderia ser usada até na produção de bombas "sujas", que são não nucleares, mas carregadas de níveis altos e perigosos de radiação. O equipamento usado em radiografias era transportado via caminhão de um hospital para um lixão quando dois homens armados renderam os ocupantes do veículo.

Agora, a história encaminha-se para um final feliz – menos para os bandidos. Isso porque a carga foi encontrada em uma zona rural próxima da cidade mexicana de Hueypoxtla, quase 40 km depois do local do roubo. A imagem no topo desta postagem é um pedaço da carga roubada e abandonada.

Não há nenhum sinal do paradeiro dos assaltantes, mas as autoridades de saúde do país dizem que eles devem morrer em breve por causa de "problemas severos decorrentes da exposição à radiação".

Pelo visto, segundo o The Washington Post, o assalto era mais pelo caminhão de transporte e "eles provavelmente não faziam a menor ideia do que estavam roubando". A conclusão surgiu porque o carregamento de cobalto-60 foi encontrado abandonado, aberto e sem o lacre de proteção, o que indica que os ladrões, muito provavelmente por pura curiosidade, abriram a caixa contendo o material radioativo e não gostaram do que viram.

Fonte: TecMundo
Lucas

Tem vinte e um anos de idade e é o idealizador e designer do Química Suprema. É entusiasta na área de Divulgação Científica com ênfase nas Ciências Químicas e Farmacêuticas. Possui noções de linguagens de programação, e entende de Design Gráfico e manuseio de programas de edição. Em 2013 cursou Licenciatura em Química e em 2014 resolveu trocar para o curso de Farmácia. Estuda na UFF.


COMENTÁRIOS :

 
Mostrar/Ocultar