20/12/2013

Vídeo mostra que formigas de fogo são capazes de agir como líquido ou como sólido

20/12/2013 às 00:07:00

Apesar de ser uma das criaturas mais irritantes do planeta, a formiga de fogo pode ser bem legal. Estes pequenos insetos possuem uma força incrível e se movem como um grupo, tendo despertado recentemente a curiosidade e atenção dos físicos.

Um grupo de cientistas do Instituto de Tecnologia da Georgia colocou no Youtube um vídeo de apresentação do assunto discutido no último Encontro Americano da Sociedade de Física. No vídeo, grupos de formigas são mostrados fluindo por um funil como um xarope. O grupo de formigas também foi capaz de não somente suportar o peso exercido sobre ele como também foi capaz de voltar à sua forma original, como um sólido emborrachado.

O estudo sobre a forma como as formigas se movem como um grupo pode ajudar o campo da robótica, permitindo que pequenas peças se transformem em grandes estruturas. Além disso, a capacidade das formigas de reparar suas posições pode influenciar a próxima geração de materiais que se reparam sozinhos.


Fonte: I Fucking Love Science
Lucas

Tem vinte e um anos de idade e é o idealizador e designer do Química Suprema. É entusiasta na área de Divulgação Científica com ênfase nas Ciências Químicas e Farmacêuticas. Possui noções de linguagens de programação, e entende de Design Gráfico e manuseio de programas de edição. Em 2013 cursou Licenciatura em Química e em 2014 resolveu trocar para o curso de Farmácia. Estuda na UFF.


COMENTÁRIOS :

 
Mostrar/Ocultar