15/03/2014

O mistério do Magenta

15/03/2014 às 12:57:00

Hoje, um pouco de Física.

No vídeo que estou disponibilizando aqui, Steve Mould demonstra o estranho fenômeno da mistura de cores, no qual nem tudo é o que parece. As células cone nos nossos olhos são responsáveis pelas cores que enxergamos, mas só são sensíveis à luz vermelha, verde e azul. Então, como somos capazes de ver tantas cores quando só podemos detectar três delas diretamente? E como nosso cérebro enxerga a cor magenta, se a mesma não possui um comprimento de onda?

Steve explica tudo isso com a ajuda de três aparelhos que incidem cada um uma determinada cor. O azul, o verde e o vermelho. E explica também como, todo dia, a tecnologia engana nosso cérebro para que enxerguemos mais.

O vídeo não possui legenda em português, mas possui em inglês.


Fonte: The Royal Institution Youtube Channel
Lucas

Tem vinte e um anos de idade e é o idealizador e designer do Química Suprema. É entusiasta na área de Divulgação Científica com ênfase nas Ciências Químicas e Farmacêuticas. Possui noções de linguagens de programação, e entende de Design Gráfico e manuseio de programas de edição. Em 2013 cursou Licenciatura em Química e em 2014 resolveu trocar para o curso de Farmácia. Estuda na UFF.


COMENTÁRIOS :

 
Mostrar/Ocultar