17/07/2014

Desenrolar fita adesiva produz Raios X

17/07/2014 às 19:22:00

Você já notou que quando você desenrola uma fita adesiva, uma pequena luz aparece? Talvez não, a não ser que você goste de embrulhar presentes no escuro. Este fenômeno é conhecido como Triboluminescência e foi primeiramente descrito por Francis Bacon em 1605 depois que ele descobriu que raspar cubos de açúcar provocava uma emissão de luz.

Triboluminescência é a liberação de energia em forma de luz que ocorre quando duas superfícies em contato se movem em relação uma à outra. Entretanto, o mecanismo pelo qual esse fenômeno ocorre ainda não é completamente entendido, mas foi sugerido que o fenômeno é causado pela separação de cargas opostas. Tais cargas, quando neutralizadas, ocasionam uma explosão de energia. Explosão que pode ser vista a olho nu.

Intrigantemente, pesquisadores da UCLA descobriram que o desenrolar de fita adesiva pode emitir Raios X. Mas não se preocupe, isso ocorre somente no vácuo - seus presentes de Natal estão a salvo.

Durante os experimentos, os pesquisadores descobriram ainda que a emissão de Raios X é suficiente para criar uma pequena imagem - como a de uma das seções do dedo - utilizando uma placa dental de Raios X.

Na imagem abaixo, à esquerda, pode-se observar o tamanho da placa dental de Raios X e como é possível criar a imagem de uma das seções do dedo. À direita é possível observar uma imagem (de várias placas juntas), mostrando o Raio X completo de um dedo.


O estudo não é tão recente, visto que foi publicado no site da Nature em 2008 e o vídeo foi publicado no Youtube no final de Janeiro de 2009.

Dá uma olhada no link do estudo publicado na Nature, clicando aqui.
Veja o vídeo abaixo (não possui legendas):


Fontes: I Fucking Love Science e Nature.
Lucas

Tem vinte e um anos de idade e é o idealizador e designer do Química Suprema. É entusiasta na área de Divulgação Científica com ênfase nas Ciências Químicas e Farmacêuticas. Possui noções de linguagens de programação, e entende de Design Gráfico e manuseio de programas de edição. Em 2013 cursou Licenciatura em Química e em 2014 resolveu trocar para o curso de Farmácia. Estuda na UFF.


COMENTÁRIOS :

 
Mostrar/Ocultar