07/07/2014

Periodic Videos: A viagem ao Brasil e a Tabela antiga da UFRJ

07/07/2014 às 01:31:00

Muitos de vocês devem conhecer o canal do Youtube chamado "Periodic Videos", que possui uma série de vídeos chamada "The Periodic Table of Videos". Esse canal faz parte da lista de canais que aparecem no rodapé do nosso blog de vídeos a um bom tempo, e seus vídeos volta e meia aparecem por lá.

Professor Martyn Poliakoff.
Foto/Reprodução: Wikipédia
Voltando ao assunto. A série é produzida pelo Brady Haran (jornalista cinematográfico da BBC), pelo professor Martyn Poliakoff (apresentador dos vídeos) e mais alguns outros professores da "University of Nottingham".

O que talvez muitos de vocês não saibam (inclusive eu não sabia), é que o professor fez uma viagem ao Brasil entre 2011 e 2012 e possui uma playlist em seu canal com vídeos que foram gravados aqui.

A playlist possui 9 vídeos ao todo, tendo sido o primeiro postado no dia 08/07/2011 sobre o Pau-Brasil e o último postado no dia 14/05/2012, sobre garrafas de plástico.

O vídeo que eu quero salientar - como diz o título - é o vídeo em que ele fala sobre uma tabela periódica da década de 1940 e que é propriedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Você pode ver esse vídeo abaixo, e tenha em mente de que todos os vídeos gravados aqui no Brasil possuem legendas em português. Basta ativar no player do vídeo.


Foto da Tabela Periódica mostrada no vídeo.

A página "Química Analítica Qualitativa Inorgânica UFRJ" postou no dia 01/07/2013 em seu Facebook algumas informações sobre a tabela periódica:

O autor desta tabela é Henry David Hubbard (1859-1947), que em 1924 fez um rearranjo visual da tabela periódica segundo o formato de Dimitri Mendeleev (1834-1907). Este foi publicado pela empresa norte-americana de produtos para laboratório Sargent Welch entre 1926 e 1963, com sucessivas atualizações; é sua concepção que vemos na imagem da tabela. Foi membro do "National Bureau of Standards" (hoje, NIST - National Institute of Standards and Technology), e trabalhou na Universidade de Chicago.

Esta tabela periódica dos anos 1940 (pós-segunda guerra mundial) do século XX, da antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, está hoje no Instituto de Química da UFRJ. Nela, veem-se antigos símbolos de elementos químicos que foram mudados após a 15a reunião da IUPAC em Amsterdan, em 1949. Colúmbio (nióbio), Masúrio (tecnécio), Ilínio (promécio), Alabamino (astato), Virgínio (frâncio). O simbolo do argônio, A, foi mudado para Ar em 1957. O nêutron era um "elemento químico" de numero atômico zero, posicionado no grupo dos gases nobres. O padrão de massa era baseado no oxigênio (mistura isotópica), que foi mudado para 12C em 1961 após acordo entre a IUPAC e a IUPAP (união internacional de física pura e aplicada).
Nota-se ainda a lei da formação dos números atômicos dos gases nobres. Por extrapolação o próximo membro da série terá Z = 118.


Quer ver todos os vídeos da playlist? Clique AQUI.
Lucas

Tem vinte e um anos de idade e é o idealizador e designer do Química Suprema. É entusiasta na área de Divulgação Científica com ênfase nas Ciências Químicas e Farmacêuticas. Possui noções de linguagens de programação, e entende de Design Gráfico e manuseio de programas de edição. Em 2013 cursou Licenciatura em Química e em 2014 resolveu trocar para o curso de Farmácia. Estuda na UFF.


COMENTÁRIOS :

 
Mostrar/Ocultar