Demoramos para falar sobre eles, mas antes tarde do que nunca, não é? Afinal, existem muitos mal-informados por aí. O que me fez lembrar do assunto do batismo desses dois elementos, foi a notícia sobre a comprovação do elemento químico de número atômico 115 que levou à postagem sobre o Ununpêntio feita aqui no blog a alguns minutos atrás.
O Livermório é um elemento químico sintético, símbolo Lv , número atômico 116 (116 prótons e 116 elétrons), com provável massa atómica de [292] u, pertencente ao grupo 16 (VIA) da tabela periódica. O nome foi adotado pela IUPAC em 31 de maio de 2012.4 Antes disso era conhecido pelo nome sistemático Unun-héxio (Uuh). É um elemento transurânico, radioativo, superpesado , provavelmente metálico, sólido e com aspecto prateado.
O Fleróvio é um elemento químico sintético, símbolo Fl, número atômico 114 (114 prótons e 114 elétrons), de massa atómica [289] u, pertencente ao grupo 14 ou IVA da tabela periódica.O nome foi adotado oficialmente pela IUPAC em 31 de maio de 2012, sendo anteriormente conhecido como Unuquádio (Uuq). É um elemento transurânico, radioativo, provavelmente metálico, sólido e de aspecto prateado.
No vídeo abaixo (em inglês, com legendas em português), o professor Martyn Poliakoff, da Universidade de Nottingham, explica os nomes dos novos elementos:
Em breve o Ununpêntio será o novo renomeado. Aguardemos.
Referências: Wikipédia - Livermório, Wikipédia - Flevório e Veja.
COMENTÁRIOS :